terça-feira, 20 de setembro de 2011

OS AVENTUREIROS SONHADORES



SEGUNDO CAPÍTULO


No dia 18 de junho de 2010, por volta das 4 horas da manhã, os dois aventureiros seguiram estrada para realizar seus sonhos.
Depois de percorrer 260 km, equivalente a três horas de viagem com uma velocidade média de 100 km, chegaram à primeira cidade, Mossoró, onde passaram dois dias. Lá conheceram uma das maiores festas juninas de todo Brasil. No dia 19 de junho, a cidade à noite estava com bandas de forró e desfile de quadrilha junina, aliás como ocorre no Nordeste inteiro, coberto de alegorias.
Tudo foi registrado e documentado.
Depois de dois dias voltaram à estrada e foram cortando os sertões, passando por outras regiões do Nordeste conhecendo vários costumes e tradições. Passaram por pequenos povoados onde ainda se cultiva os costumes e as festas de folclore com suas danças, com seus folguedos coloridos ao som de batuques, com seus ritmos tocados e ainda procurando descobrir e entender esta interação dentro de uma socialização onde o estranho é sempre algo curioso e presença forte do etnocentrismo.
Essa relação interpessoal é de suma importância, em pequenos povoados ainda se cultiva a prática entre seus habitantes que é a cerimônia de oferecer uma boa hospitalidade, convidando um estranho ao pernoite em suas fazendas, em seus alpendres e ainda oferecer como cortesia da casa a possibilidade de apreciar as estrelas e ainda curtir a luz cálida da lua.
Nessa época, meados de junho e julho, em toda a extensão do Nordeste, as chuvas continuam, mas com pouca intensidade, conservando a vegetação verde, mas isso só aumenta a beleza das noites, que nos deixa sentir o cheiro das plantas e ouvir os coaxais dos sapos e jias na beira dos igarapés, em plena noite de lua cheia.
Depois de percorrer 1.850 km, já há oito dias fora de casa, deixaram para traz o velho sertão do agreste de Pernambuco e entraram pelo Sul da Bahia, onde pararam em um Hotel Fazenda fora da estrada, em lugar chamado Anagé, cerca de uns 3 km, fora da BR 116. Pernoitaram e, ao amanhecer, tomaram a BA 415, rumo à cidade Vitória da Conquista no Interior da Bahia.


Um comentário:

Ana Luiza Chaves disse...

Estou viajando com esses aventureiros... legal!