sábado, 14 de março de 2009

CORRUPÇÃO....O QUE É ISTO














Olhando meu álbum de recordações, observei umas fotos em meados de julho, em que eu tinha participado de dois grandes movimentos, o do dia 7 de julho (movimento contra a corrupção e impunidade) e do dia 26 de agosto (movimento do impeachment), isso no ano 1992, ambos em Brasília.

De repente, meu filho caçula entra no gabinete e dá uma olhadela nas fotos e pergunta:

- Pai!...estou fazendo um trabalho do colégio sobre corrupção, caiu bem esse assunto. Pai! O que é mesmo corrupção? Isto está dentro do sentido puramente social.? Será que é verdade que a corrupção só visa a prática do roubo? Não existem outras vertentes? Gostaria que o senhor esclarecesse este assunto. Outra coisa ...No golpe de 64 os motivos determinantes foram as corrupções?

Então, lembrei-me da casa onde eu nasci que ficava na Av: João Pessoa, nº 4149, recordei de uma passagem que o meu velho pai comentava sentado em sua cadeira numa grande varanda com o abacisco decorado com as cores do seu time favorito o Ceará Sporting Clube. Lá todos ficavam ao seu redor, seus filhos, filhas, sobrinhos, amigos e conhecidos que adoravam ouvir em sua voz palavras de conhecimentos e de experiências que foram adquiridas ao longo de sua vida.

Meu pai era um homem bom e sábio, todos o admiravam pela sua bravura de ter participado de uma guerra e pela suas experiências ao longo de suas caminhadas que terminaram numa manhã de 11 de novembro de 1967. Além disso tinha a satisfação de ter sua família ao seu lado, como fosse um grande panthera leo em sua savana protegendo a sua espécie.

Em uma dessas reuniões familiares o meu irmão Carlos, o mais velho, que cursava Medicina, era um dos maiores orgulhos que ele sentia de ver que a sua epopéia não fora em vão. Meu irmão era ligado ao idealismo Hitler que ele o admirava pelo valor individual de sua oratória e não pela crueldade que fazia com os povos judeus. Meu pai ficava encafifado com a imaturidade espiritual do meu irmão de não acreditar no Ser Supremo e criador de todas as coisas e com isso aumentavam mais as divergências de opiniões. Carlos tinha um aliado comum, seu amigo Luciano, que na mesma época era estudante de medicina e tinha como idealismo as doutrinas de Karl Marx, pois defendia com unhas e dentes seus preceitos contra o capitalismo americano e tinha como referências o laivo contra um capitalismo cruel e avassalador.

Tudo isso era o grande mal na sociedade daquela época, embora hoje aqueles ideais ficaram guardados dentro de baús esquecidos pela luta da sobrevivência e pelas raízes da volúpia do ouro e dos pecados capitais... A vida é sempre cheia de contradições.

Essas discussões varavam horas que eram reforçadas pelos sanduíches feitos com pernil de porco com uns temperos a moda mineira, seguidos de uns toques especiais de minha querida mãe, que a lembro com muita ternura e carinho.

Minha mãe era uma mulher submissa igual a todas daquelas épocas, com altitudes de mulher comprometida com fidelidade do lar e com a educação dos seus filhos e tinha um carinho especial para aquele que sempre foi em seus sonhos e seu único amor.

Assim eram os derivantes de uma família de classe media alta com uma filosofia travante ao amor e fraternidade.

Naqueles meados de anos 60 com a explosão da juventude, movimentos épicos, grandes manifestações das mulheres em todo Brasil, conhecida pelas passeatas das panelas lideradas pelas donas de casas e com as grandes lideranças estudantis dentro das instituições de nível superior, formadas por diretórios acadêmicos e pelos centros acadêmicos, que interagiam dentro dos grupos estudantis, provocando uma corrente de idealismo com desordem. Tinham também os movimentos contracultura chamados Hippie com a valorização da maconha e outros de tendências tecnológicas como as grandes conquistas espaciais e o avanço da comunicação.

No entanto, na política nacional havia rachaduras e o país caminhava para um abismo de corupções e aquelas corupções não eram diferentes das de hoje... Mas, havia, é claro, uma sutileza paradisíaca e até podemos dizer em uma linguagem metafórica, que eram corupções sadias, se é que existem tais afinidades para esses males terríveis que ferem a moral e a ética e destroem todas as esperanças de uma nação.

Nos anos 60 era a doença do idealismo antipatriótico, em que políticos e pelegos faziam do Brasil berços de lupanares que tinham com a desculpa o fantasma do regime Comunismo.

Eram tantas boatarias que ficavam as famílias brasileiras horas e horas no santuário de suas casas pedindo a Virgem Maria a benção para que ela fosse a escudeira desse mal terrível e apavorante. Lá em casa todas as noites nós ficávamos a rezar em frente ao santuário que era de minha falecida vovó rezando tantos terços e tantas ladainhas. Era uma hecatombe, talvez a palavra não seja essa mas eram assim que nos sentíamos.

Um dia, diante destas contendas e rotineiras reuniões, ouve-se uma pergunta que provocou grandes inquietações. Perguntei a ele o que era corupção que eles tanto falavam..., pois para mim a palavra era nova no meu dicionário ameno de rapaz de 16 anos, em que mais se ouviam eram os The Beatles, Elvis Presley, Ney Sedaka, Pat Bonne e outros mais, então, por isso não me preocupavam muito com as coisas das Ciências Políticas.

Então, diante dessa pergunta todos pararam e olharam atentos de forma questionada. Ele parou, olhou-me atravessado e disse...Corrupção! Procure no dicionário..... ou melhor, traga-me o dicionário.

Minha irmã mais velha Silvia, que era estudante de filosofia naquela época e tinha maiores conhecimentos dessas causas, trouxera um dicionário antiguíssimo com as capas rasgadas e sujas que as traças já tinham se deliciado de suas folhas cultas... Ocorreu-me agora a lembrança do local onde ele era guardado, uma estante de madeira maciça com as pernas longas, era linda a estante.... Ele Abriu o dicionário procurou a palavra corupção e disse...

- Meu filho! Corrupção é..., conforme o dicionário... corrupção é adulterar, corromper, estragar, viciar-se. Depois disso nunca mais esqueci desta palavra, nunca mais saiu da minha memória.

Hoje, passados mais de quarenta anos, o meu filho mais novo perguntou-me a mesma coisa. Pai o que é corrupção? Respondi de uma maneira diferente.

Expliquei que no tempo de seu avô a palavra corrupção ainda tinha o mesmo significado, mais os padrões éticos são bem distorcidos, mais abrangentes e diferenciadores. Vou explicar porquê.

Nos dias de hoje vivemos em uma sociedade em que os valores fundamentais estão invertidos e muito se tem falado a respeito da corrupção. E quase sempre direcionando as setas para os poderes públicos. Muitos brasileiros pensam que corrupção esteja intimamente ligada aos que exercem o poder público. Mas não, ela está em todos os campos de uma forma disseminada entre nós, que, com certeza, somente muitos poucos não estão enquadrados nela.

Vejamos alguns exemplos: Quando produzimos algo com qualificação inferior, para auferir maiores lucros e vendemos como de qualidade superior, estamos sendo corruptos. Quando adquirimos uma propriedade e, ao procedermos à escrituração, adulteramos o valor, a fim de pagar menos impostos, estamos disseminando corrupção. Ao burlarmos o fisco, não pedindo ou não emitindo nota fiscal, estamos nos permitindo a corrupção. Isso tem sido comum, não é mesmo? É como se houvesse entre todos um contrato secretamente assinado no sentido de eu faço porque todos fazem e ninguém conta para ninguém. Com a desculpa de protegermos pessoas que poderão vir a perder seus empregos, não denunciamos atos lesivos às organizações que desejam ser sérias. Atos como o de um funcionário ou empregado que se oferece para fazer, em seus dias de folga o mesmo serviço, a preço menor do que aquele que a empresa a que está vinculado, também se enquadra como corrupção. Ou daquele que orienta o cliente, no próprio balcão, entregando cartões de visita, a buscar produto de melhor qualidade e melhor preço, segundo ele, em loja de seu parente ou conhecido, esquecendo que tem seu salário pago pelos donos da empresa para quem deveria estar trabalhando, mas na verdade está desviando clientes, praticando desvio de finalidade e da sua atividade, portanto, configurando corrupção.

Corrupção é sermos pagos para trabalhar oito horas e chegamos atrasados, ou sairmos antes, pedindo que colegas passem o nosso cartão pelo relógio eletrônico. É conseguir atestados falsos de profissionais igualmente corruptos, para justificar nossa ausência do local de trabalho, em dias que antecedem feriados. Desvio de finalidade, quando deveríamos estar trabalhando, mas vamos viajar ou passear. É promovermos a quebra ou avaria de algum equipamento na empresa, a fim de termos algumas horas de folga. É corrupção. É mentirmos perante as autoridades, desejando favorecer a uns e outros em processos litigiosos. Naturalmente, para ser agradável a ditos amigos que dizem, quando precisarmos, farão o mesmo por nós.

Corrupção é também o pai aplaudir o filho quando nos apresenta notas altas nas matérias, mesmo sabendo que ele as adquiriu às custas de desavergonhada cola. E quando colegas se oferecem para fazer prova no lugar do outro? Ou até mesmo realizar toda a pesquisa que a ele caberia fazer? Isto é muito sério.!

Assim, já que você já sabe o que é corrupção, pois bem, a partir de agora filho, passe a examinar tudo na sua vida com mais critérios e seja rigoroso com tudo que vai fazer. Mesmo porque todos têm os olhos postos sobre nós e lembre-se que as palavras voam mais os bons exemplos sempre falarão mais alto do que nossas palavras.

Não desejamos que estas situações aconteçam em nosso país. Almejamos uma nação forte e unida pelo bem, disposta a trabalhar para progredir, crescer em intelecto e moralidade. Em nossas mãos, repousa a decisão. Nunca esqueça dos valores fundamentais que aprendestes com tua família como ser honesto, ter disciplina, ter senso de ser justo, procure ser esforçado e tenha lealdade para com todos.

Você entendeu o que corrupção? Comece agora uma campanha com seus amigos e colegas em praticar a honestidade e a integridade e logo mais os corruptos sentirão vergonha. Receberão admoestações e punições, em vez de aplausos. E, convenhamos, se não houver quem aceite a corrupção, ela morrerá por si mesma.

Interessante é que meu filho mesmo sem saber o que era corrupção já não a praticava.


Todos os direitos reservados ao autor M.Chaves.

Um comentário:

Unknown disse...

É isto ai meu garoto! Lembro demais Sr. Mário e do seu pai e da casa na Av;joão pessoa. Lembro que tinha um jardim imenso cheia de coqueiros e de palmeiras imperiais. A propósito vc's ainda é da família. Continua maravilhoso nos assuntos.