domingo, 11 de novembro de 2012

LEMBRANÇAS DE HIALITA



 


LEMBRANÇAS DE HIALITA...

 
Hoje, quando acordei, lembrei-me de vocês,
Lembrei-me como éramos felizes com suas presenças,
Lembrei-me dos passeios que fazíamos juntos aos parques.
Lembrei-me das travessuras que fazíamos e das brincadeiras...
E nós não tínhamos consciência que era transitória a presença de vocês.

 Lembrei-me do passeio à fazendola que fazíamos nas férias,
Sentindo e curtindo o cheiro do caju nas produções de cajuínas
E o aroma da prensa esmagando o pedicelo tuberizado,
Produzindo uma fragrância que em tempo algum sairá da minha imaginação.
E nós não sabíamos que era efêmera a presença de vocês

 Lembrei-me de nossas idas ao cinema do nosso bairro,
Lembrei-me de termos assistido alguns filmes,
Que passamos a noite em nossos devaneios em alentos,
Sentindo o espectro das noites cheias de imaginações.
E nós não sabíamos que era fugaz a presença de vocês...

 Lembrei-me que todos os domingos íamos à missa,
Para agradecer e alimentar com humildade o espírito,
Recebendo o oniponte pão de cada dia...
Isso tudo nos ensinastes, para glória de Nosso Senhor Jesus Cristo...
E não tínhamos em nossa mente que era célere a presença de vocês...

 Lembrei-me dos nossos encontros religiosos com a família,
Para rezar o Terço, todas as quartas e sextas junto à imagem de N.S. da Conceição,
Como era gratificante pertencer essa prole que veio do além-mar...
Como era divinal a presença de vocês!
E não imaginávamos que rapidamente perderíamos vocês.

Agora vocês estão em outro plano espiritual
E hoje faz aniversário que partiram.
E deixam para cada um de nós uma hialita de forte brilho.
Uma hialita completa de legado de amor, humildade, generosidade e fraternidade,
Que aprendemos e soubemos repassar para os seus netos e bisnetos...

 Senhor! Não ficamos com zanga por tê-los tirados de nós,
Só agradecemos por nos ter emprestado para a nossa felicidade aqui na terra.
E nós os tomamos e nós os entregamos sem queixa,
Mas, com o coração imenso na dor de uma saudade grande...
De uma saudade indivisível, saudades... saudades...

 ... A emoção acomete minha alma... E penso...
Penso comigo:
A vida é como uma hialita...
Quando cai se entrelaça em pedaços,
Que jamais se juntam e ficam somente as lembranças...

Mario chaves Filho

11/11/2012
*Todos direitos reservados de acordo com Lei 9.610/1988 ( Consolidação sobre direitos autorais)
 

4 comentários:

Ana Luiza Chaves disse...

Que bom que esses estilhaços de hialita tilintaram, ressoaram e chegaram até a nossa família!

bjs.

M. CHAVES disse...

Estes estilhaços, vc juntou pedaço por pedaço e colou no meu coração amo-te muito...

Concita disse...

No momento que veio a sua lembrança a convivência com seus pais,comparo com rico baú de joias,que,a tempo estava guardado,e subidamente aberto,revelou belas preciosidades.

M. CHAVES disse...

Viver é como corrossel! Como disse a senhora em sua bela Poesia.Mas para que esta máquina, der volta e mais volta é preciso que seu eixo exista essência adquirada em seu berço...Neste corrossel encontrei não só uma sogra(mãe),mas toda uma família cheia d'amor em um jardim cheio rosas, que tive a felicidade de possuir uma nestas belas rosas, que é a "ANA LUIZA"